Sem ter a pretensão de estabelecer uma verdade absoluta, ou de crítica a qualquer outra opinião adversa à nossa, entendemos que os postulados abaixo, que foram trazidos por grandes mentores através de seus aparelhos mediúnicos, ascende diante de nós um pequeno faixo de Luz sobre essa Doutrina tão plena e bela.
TUPÃ é a própria vida. OXALÁ é a ação sublime da manifestação da vida. YEMANJÁ é a reação na sublimidade da Criação
I - A Umbanda é um conjunto de leis que rege a vida e a harmonia do Universo.
II - Como religião ou como ciência, na Umbanda, tanto na prática ritualística material como na esfera espiritual das comunidades umbandistas, só se conhece uma hierarquia: a da evolução de cada Espírito nos diversos planos da criação e a vibratória estabelecida pelo mérito de cada um.
III - A par do conhecimento perfeito da vida, a Umbanda aproveita o ambiente material fornecido pela vibração humana para abrir o verdadeiro caminho da sabedoria, onde se aprende que a verdade ou a realidade final do Universo é imutável.
IV - Dentro da concepção de que o aproveitamento material fornecido pelo homem, é força ativa indispensável às realizações da Umbanda, sobre o médium é que repousa integral responsabilidade, somente excedida pela sua própria compreensão quanto à missão que lhe é, por destino imposta.
V - A Umbanda é uma síntese expressiva de Amor, Sabedoria, Respeito, Tolerância e Renúncia, tal qual se nos depara através do Evangelho de Jesus. O umbandista dela se serve como meio de progresso e defesa, mas nunca como instrumento de ataque.
VI - Esta síntese de concepção atende tanto à uniformidade das comunidades umbandistas, como diretamente se subordina às manifestações dos diversos planos da Criação, quando emanadas de uma determinação superior, única e universal.
Estes são os postulados do Primado de Umbanda fundado em 05 de Outubro de 1952.
Comments